Diagnóstico de diabetes não é uma sentença, reforça coordenadora do CADH de Feira de Santana

Cerca de três mil pessoas com complicações decorrentes do diabetes recebem assistência no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) de Feira de Santana. O suporte especializado é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A paciente Darci Lopes, dona de casa, compartilhou sua experiência no CADH. Ela relatou que, durante uma consulta de rotina com o cardiologista, foi informada sobre a necessidade de um acompanhamento multiprofissional.

“Após olhar os meus exames, o médico falou que eu precisaria tomar insulina. Ele deu um relatório e eu levei à unidade de saúde do meu bairro, que fez o encaminhamento. Aqui eu sou acompanhada por cardiologista, endócrino, nutricionista e a equipe de enfermagem. É muito bom, sou bem recebida por todos”, destacou Darci.

Andreia Silva, coordenadora do CADH, reforça que o diagnóstico de diabetes não deve ser visto como uma sentença. Ela destaca a possibilidade de se manter uma boa qualidade de vida seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

“O paciente com diabetes pode tocar a sua vida, pode sair, se divertir. Ele não precisa parar de viver, mas existem algumas precauções que devem ser tomadas. O equilíbrio é uma das palavras-chave no tratamento. Diferente da população geral, são pessoas que precisam de um acompanhamento mais próximo, tomam medicação, mas isso não impede de fazer coisas comuns, a exemplo de atividades físicas, comer bem e socializar com os amigos”, enfatizou Andreia.

O CADH oferece assistência por meio de uma equipe multidisciplinar, facilitando o acesso a consultas com endocrinologista, cardiologista, neurologista, nefrologista, geriatra, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro. Além disso, os pacientes têm acesso a atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. Para ser atendido, o paciente deve ser avaliado e encaminhado pela unidade de saúde de seu bairro.

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso está localizado na Rua Francisco Martins da Silva, número 239, no bairro Ponto Central, e funciona das 7h às 17h, sem intervalos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading