Norteada pelo Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (Proease), a rede estadual de ensino vem executando ações e projetos que priorizam esse componente em todos os níveis e modalidades de ensino, seguindo as políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental. No Dia Mundial do Meio Ambiente, colégios estaduais realizaram atividades de sensibilização e conscientização sobre questões ambientais e mudanças climáticas como parte da programação do ano letivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC).
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as escolas desenvolvem competências e habilidades que fortalecem a sustentabilidade socioambiental. Um dos projetos, o “Hortas Escolares: Plantar, Cuidar e Cuidar-se”, promove a implantação de hortas como estratégia para incluir a Educação Ambiental de forma transversal.
No Colégio Estadual Rômulo Almeida, em Salvador, os alunos aplicam conhecimentos em compostagem e cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e hortaliças livres de agrotóxicos, utilizadas na alimentação escolar. A secretária da Educação, Rowenna Brito, enfatiza o compromisso com a sustentabilidade e o papel dos estudantes na conscientização ambiental.
Para marcar a data, os alunos plantaram mudas de árvores e participaram de aulas de campo na horta. Projetos como o Juventude em Ação e a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente incentivam a participação dos estudantes na elaboração de soluções para questões socioambientais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




