Encontro de pré-candidatas do PT Bahia acontece em Salvador

Neste domingo (16/06/2024), a Secretaria de Mulheres do PT Bahia promoverá o Encontro de Pré-Candidatas para as eleições municipais de 2024. O evento será realizado no hotel Fiesta, em Salvador, das 09 às 18 horas, e contará com uma programação abrangente destinada a incentivar a participação feminina na política e preparar as postulantes aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora para o pleito do próximo ano.

O encontro ocorre após a Conferência Eleitoral do PT, que será realizada na sexta-feira (14) e sábado (15), também no hotel Fiesta. A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, expressou que o evento, juntamente com a Conferência Eleitoral, tem como objetivo organizar as pré-candidatas do partido e as chapas femininas para as eleições de 2024.

“Essa preparação passa pela construção das diretrizes do programa de governo, que é a mesa ‘A Cidade que queremos para as mulheres’, para refletir sobre qual modelo vamos disputar a sociedade, porque eleição não é só um debate sobre votos, mas sobre rumos que a gente quer e sobre esperanças”, afirmou Liliane Oliveira.

Outro tema central do encontro será o enfrentamento à violência política de gênero, que, segundo Liliane, tende a se intensificar durante o período eleitoral.

“Isso deve ocorrer tanto pelas ferramentas das novas tecnologias, mas também pelo que há de mais arcaico, que é a expressão do machismo e do patriarcado, sobre a lógica e a ação violenta contra as mulheres que a todo custo tenta nos dizer que o espaço público não nos pertence”, destacou a secretária. Durante o evento, serão discutidas estratégias coletivas para superar e enfrentar essa violência.

Além disso, o encontro abordará os desafios das eleições, com a participação de representantes de forças políticas, secretarias municipais, parlamentares e dirigentes que contribuem para promover a maior participação feminina na política. Liliane Oliveira ressaltou o aumento expressivo no número de pré-candidaturas em relação a 2020 e destacou o projeto Elas por Elas do PT, que visa formar politicamente e preparar as candidatas para o processo eleitoral.

“A expectativa é que com o projeto Elas por Elas, do PT, possamos dar conta de temas da formação política e do preparo para as eleições e assim a gente possa dar acompanhamento e monitorar nossas pré-candidaturas para eleger o maior número de companheiras. E com isso, vamos fortalecendo a ação das mulheres no partido, o papel da gente na democracia, porque não existe democracia sem a presença e a participação das mulheres”, enfatizou Liliane.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading