Na próxima terça-feira (11/06/2024), a Aliança Francesa de Salvador abre suas portas para a exposição “Êxodos” do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Com 30 fotografias selecionadas de um extenso projeto que abrangeu seis anos de trabalho e viagens a mais de 40 países, a exposição promete oferecer ao público uma visão impactante e humanizadora das migrações e dos refugiados ao redor do mundo.
Dividida em cinco seções, a mostra apresenta imagens capturadas na África, Américas e Ásia, destacando retratos de migrantes e refugiados em diversas condições de deslocamento. Desde sua estreia em 2000 no Sesc Pompéia de São Paulo, onde foi apresentada em grande formato com 350 fotografias, exibições de filmes documentários e debates sobre o tema, “Êxodos” tem sido aclamada por sua profundidade e sensibilidade.
Em Salvador, o público terá a oportunidade de conferir um recorte significativo deste trabalho. As 30 fotografias em preto e branco selecionadas para a exposição na Aliança Francesa ilustram histórias de pessoas que se veem forçadas a deixar suas casas em busca de melhores condições de vida, escapando da pobreza ou devido a questões políticas, sociais ou econômicas. Salgado capta com maestria a essência desses deslocamentos, mostrando a resiliência e a humanidade dos retratados.
Sebastião Salgado possui uma longa e especial relação com a Aliança Francesa. O fotógrafo começou a estudar francês na instituição quando tinha entre 17 e 18 anos, movido pelo sonho de visitar a França.
“Eu devia ter entre 17 e 18 anos quando conheci a Aliança Francesa. Foi muito importante, porque eu queria ir à França. Eu tinha o sonho de ir para a França. E então eu comecei a aprender, a falar o francês na Aliança Francesa”, relembra Salgado no documentário “Alliance(s) Française(s)” da TV5Monde, que celebra os 140 anos da rede.
A diretora da Aliança Francesa de Salvador, Marie-Pierre Bouvet, expressou sua satisfação em receber uma exposição tão significativa:
“Estamos honrados em acolher o trabalho de Sebastião Salgado. ‘Êxodos’ não é apenas uma coleção de imagens, mas um poderoso testemunho das condições humanas em tempos de migração. É uma oportunidade para refletirmos sobre as questões que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo.”
A exposição “Êxodos” estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de contemplar e refletir sobre as imagens impactantes de Salgado. A mostra promete ser um marco na programação cultural de Salvador, trazendo à tona discussões pertinentes sobre a migração e o deslocamento humano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




