O projeto Balaio de Feira, de Feira de Santana, divulgou a lista dos 35 selecionados para o curso de Formação em Produção Cultural, após um processo seletivo que contou com mais de 150 inscritos. A seleção considerou a descentralização territorial, critérios de diversidade e inclusão, e as motivações dos candidatos.
Desenvolvido pela Habitus Consultoria e Pesquisa, em parceria com a ONG Favela é Isso Aí, o curso é parte da Mostra da Diversidade Cultural e conta com o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal. O objetivo é capacitar artistas, produtores e gestores culturais, proporcionando-lhes novos conhecimentos para iniciação no mercado cultural.
A antropóloga e coordenadora do projeto, Clarice Libânio, destacou a significativa adesão ao curso e a importância da profissionalização dos artistas locais.
“Esse resultado mostra o interesse da comunidade artística feirense em se atualizar e profissionalizar para realizar projetos de qualidade que representem a diversidade local. A seleção foi um desafio, mas optamos por priorizar os iniciantes, conforme preconizava o edital”, afirmou.
As inscrições, abertas entre 6 e 31 de maio, resultaram em um curso que terá início em 6 de julho e se estenderá até novembro, com duração total de 60 horas. Serão 12 encontros técnicos, cada um com quatro horas de duração, realizados nas tardes de sábado na Hub Feira, além de palestras temáticas e monitoria online.
Devido à alta procura, a coordenação do curso decidiu criar uma turma extra em formato compacto, destinada à atualização de gestores culturais com experiência comprovada na realização de projetos culturais.
Luciana Macedo, gerente de Responsabilidade Social da Belgo Arames, ressaltou a importância da capacitação cultural em Feira de Santana.
“Desde 2016, quando patrocinamos a realização do Diagnóstico Cultural de Feira, temos buscado dar continuidade às ações na área cultural. Capacitações, como esta do Balaio de Feira, são parte desse processo de fortalecimento da cultura local, dos artistas e grupos culturais da cidade”, apontou.
Os selecionados serão contatados via e-mail, conforme cadastro realizado na fase de inscrições, para receberem as orientações necessárias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




