O Governo da Bahia, sob a gestão de Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (20/06/2024) a licitação para a revitalização do Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das maiores áreas verdes de Salvador. A primeira etapa do projeto contará com um investimento de R$ 25 milhões, abrangendo a extensão da ciclovia. O vice-governador Geraldo Júnior representou o governador Jerônimo Rodrigues na cerimônia de lançamento, realizada no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo.
Geraldo Júnior destacou a importância do Parque de Pituaçu como um espaço de convivência e lazer que reúne diversas classes sociais e promove o encontro da diversidade. Enfatizou ainda a necessidade de equilibrar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. A ação é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), responsável pela execução dos serviços. A licitação, com prazo de 90 dias para conclusão, será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (21), e o projeto tem um prazo de execução de até 12 meses.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, ressaltou que essa obra marca o início de um processo de ressignificação das unidades de conservação, envolvendo a sociedade nas discussões sobre o uso sustentável. Citou outros parques de Salvador, como Abaeté, Zoológico e São Bartolomeu, destacando a necessidade de preservação aliada ao desenvolvimento sustentável, turístico e regenerativo.
O projeto de revitalização do Parque de Pituaçu inclui a reforma dos 15 quilômetros da ciclovia, construção de cinco quilômetros de passeio, implantação de novos pontos de apoio e de primeiros socorros, bicicletário, cercamento de trechos do parque, iluminação, paisagismo, contenção e estabilização de taludes, e intervenções para solucionar os alagamentos no KM 9 da ciclovia. Durante as obras, o parque permanecerá aberto aos visitantes. A coordenadora do parque, Bernadete Argolo, destacou que a requalificação agregará valor ao parque, beneficiando a comunidade do entorno e promovendo emprego e renda.
No início deste mês, o Governo do Estado autorizou a contratação de uma empresa para elaborar um projeto de recuperação estrutural do Monumento à Mário Cravo, localizado na entrada principal do parque. Este monumento contém obras do renomado artista plástico Mário Cravo.
O Parque Metropolitano de Pituaçu, criado por decreto estadual em setembro de 1973, possui uma área total de 392 hectares, preservando remanescentes da Mata Atlântica. O parque abriga uma diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, e sua lagoa tem quatro quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados de espelho d’água, configurando-se como a maior área verde de uso público de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




