A empresária Halla Tomasdottir foi eleita Presidente da Islândia, sucedendo a Gudni Johanneson no cargo, segundo os resultados da eleição de sábado divulgados este domingo (02/06/2024).
Tomasdottir obteve 34,3% dos votos contra 25,2% da ex-primeira-ministra, Katrín Jakobsdóttir, e 15,5% de Halla Hrund Logadottir, de acordo com os resultados finais divulgados pela emissora pública islandesa RUV.
Tomasdottir, de 55 anos, fez campanha como alguém que estava acima da política partidária e disposta a abrir debates sobre questões como o efeito das redes sociais na saúde mental dos jovens, o desenvolvimento da Islândia como destino turístico ou o papel da inteligência artificial, destaca a AP.
Tomasdottir ganhou proeminência durante a crise financeira, quando foi aclamada como cofundadora da Audur Capital, uma das poucas empresas de investimento islandesas que sobreviveram à convulsão. Estava de licença como diretora executiva da B Team, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a diversidade no local de trabalho, com escritórios em Nova Iorque e Londres.
A empresária tomará posse como sétima Presidente da Islândia no próximo dia 1 de agosto, sucedendo a Gudni Johanneson que não procurou a reeleição após dois mandatos de quatro anos.
*Com informações da Euronews.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




