No próximo domingo (23/06/2024), às 23:30, alas de canto, dança e percussão do bloco afro Ilê Aiyê embarcarão no Aeroporto de Salvador rumo à África, dando início à turnê mundial em comemoração aos 50 anos da entidade. Marrocos será a primeira parada, onde os tambores do Ilê Aiyê tocarão no Gnaoua World Music Festival, em Essaouira, nos dias 24 e 28 de junho. A turnê, que acontecerá entre 24 de junho e 31 de julho, incluirá um total de 14 shows em países como Alemanha, Portugal, Irlanda, Holanda, França, Escócia, Espanha e Itália.
O presidente da entidade, Antônio Carlos Vovô, destacou a recepção calorosa do público internacional e a importância dessa turnê para a celebração do aniversário do Ilê Aiyê. “O público de fora é muito receptivo, porque a música é universal. É gratificante ver as pessoas cantando junto com a gente em espaços lotados, nos reconhecendo na rua e nos cumprimentando”, comentou Vovô.
Após Marrocos, a turnê seguirá para Portugal, onde o Ilê Aiyê se apresentará no Festival Pé na Terra, em Faro, no dia 30 de junho. O evento celebra a cultura lusófona e acontece há 12 anos. Em seguida, o bloco afro se apresentará na Irlanda, no clube Button Factory em Dublin, no dia 4 de julho, e depois na Holanda, no Psicotrópicos Festival em Amsterdã, no dia 5 de julho.
A turnê também incluirá uma apresentação na famosa casa de shows Pan Piper em Paris, França, no dia 6 de julho, e no House of World Cultures em Berlim, Alemanha, no dia seguinte. Em Berlim, o Ilê Aiyê participará do Festival Internacional de Samba de Coburgo, no dia 12 de julho, onde o Prêmio Humano será dedicado a Antônio Carlos Vovô.
A turnê continuará na Escócia, no Festival de Carnaval de Edimburgo, no dia 14 de julho, e voltará a Portugal para o Mimo Festival em Amarante, no dia 20 de julho. Em Lisboa, o bloco se apresentará no Clube Oriental de Lisboa, no dia 25 de julho.
No dia 26 de julho, o Ilê Aiyê mostrará seu show de música e dança no Barbican Centre em Londres, Reino Unido, e, no dia seguinte, no Nits de Brasil em Barcelona, Espanha. A última parada será na cidade portuária de Bari, na Itália, no Festambiente Festival, onde o bloco se apresentará no dia 31 de julho, encerrando a turnê em celebração aos seus 50 anos de história.
O Ilê Aiyê, fundado em 1974 no bairro do Curuzu, em Salvador, é conhecido por sua contribuição à valorização da cultura afro-brasileira e pela luta contra o racismo. A turnê mundial de 50 anos reflete a importância histórica e cultural da entidade, que continua a inspirar e a promover o empoderamento do povo negro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




