A liderança do Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen, fez declarações contundentes hoje na Assembleia Nacional francesa, sugerindo que o presidente Emmanuel Macron poderá enfrentar a necessidade de renunciar diante de uma iminente crise política. Le Pen argumentou que, com a dissolução recente da Assembleia Nacional e as eleições parlamentares extraordinárias agendadas para os dias 30 de junho e 7 de julho de 2024, o cenário político francês está em um momento crítico.
“Quando há um impasse político, uma crise política, existem três possibilidades: a reorganização do governo, a dissolução do Parlamento ou a renúncia do presidente. A reorganização é pouco provável de ser benéfica nas circunstâncias atuais. A dissolução do Parlamento acabou de acontecer, não pode ser feita novamente dentro de um ano. Então o presidente terá que renunciar”, explicou Le Pen aos jornalistas.
As eleições para o Parlamento Europeu em 9 de junho revelaram um cenário desafiador para Macron, com seu partido obtendo apenas 14,6% dos votos, enquanto o Reagrupamento Nacional alcançou significativos 31,37%. Macron, que está em seu segundo mandato presidencial desde 2017, reiterou recentemente que não pretende renunciar, independentemente dos resultados das eleições parlamentares.
A decisão de Macron de dissolver a Assembleia Nacional foi uma resposta direta aos resultados eleitorais que mostraram uma clara insatisfação popular com a coalizão presidencial. Pesquisas indicam que mais de um terço dos eleitores franceses está inclinado a votar no Reagrupamento Nacional nas próximas eleições, enquanto a coalizão de Macron enfrenta desafios significativos para manter seu apoio eleitoral, estimado em menos de 20%.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




