O município de Nova Viçosa, localizado no extremo sul da Bahia, está prestes a lançar um circuito turístico que promete transportar os visitantes através de mais de um século de história da Estrada de Ferro Bahia a Minas. Com uma extensão de 32 quilômetros, a rota percorre antigos trilhos que um dia conectaram Minas Gerais ao litoral baiano, oferecendo uma experiência imersiva em paisagens naturais, comunidades rurais, e históricas estações de trem, agora revitalizadas.
A iniciativa, fruto de uma parceria estratégica com a Suzano, líder global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, já concluiu sua primeira fase com a instalação de placas informativas ao longo do percurso e totens nas estações de Posto da Mata, Cândido Mariano e Helvécia, esta última abrigando um museu dedicado à história ferroviária e municipal. Agora, na segunda fase, o foco é identificar propriedades rurais e comunidades tradicionais ao longo da antiga rota ferroviária, capacitando moradores para receber visitantes e contribuir com o desenvolvimento local.
Segundo Carla Beatriz Gonçalves Duarte, secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente de Nova Viçosa, além de proporcionar uma alternativa de renda para as comunidades locais, a rota turística visa resgatar e celebrar a simplicidade e hospitalidade que caracterizam a zona rural do município. A parceria com a Suzano fortalece o compromisso com o desenvolvimento regional, criando oportunidades econômicas sustentáveis e promovendo o potencial turístico da região.
Mônika Campagnaro Massuco, analista de Relações Corporativas da Suzano, destaca que o apoio da empresa ao projeto reflete o compromisso em gerar e compartilhar valor nas comunidades onde atua. A iniciativa não apenas preserva a história local, mas também fortalece vínculos comunitários e promove o turismo sustentável, alinhado aos valores de responsabilidade social e ambiental da Suzano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




