Nesta quinta-feira (13/06/2024), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, foi palco da Plenária Ordinária de Posse dos novos conselheiros e conselheiras do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA) para o biênio 2024-2026. O evento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, destacando as ações estratégicas de combate à fome promovidas pelo Governo do Estado.
Tiago Pereira, secretário executivo do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), enfatizou a importância do fortalecimento do Conselho:
“É um momento crucial para avançarmos na implementação da política pública de segurança alimentar na Bahia. Estamos aqui para pactuar a elaboração do terceiro plano estadual e garantir melhorias significativas para nossa população”.
A presidente do CONSEA-BA, Débora Rodrigues, celebrou as conquistas das políticas estaduais que têm impactado positivamente a vida dos baianos:
“As ações voltadas para agricultura familiar, água, e assistência técnica são fundamentais para enfrentar as desigualdades sociais e promover a inclusão”.
O evento também foi marcado pela participação de representantes de povos tradicionais, como Soraia Gonçalves do terreiro São Jorge Filho da Gomeia, que destacou a importância da inclusão nas discussões sobre segurança alimentar: “Estar presente no CONSEA-BA é garantir que nossas comunidades sejam lembradas e contempladas nas políticas que estão sendo discutidas e implementadas”.
Durante a plenária, foram apresentados o balanço do II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o panorama do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) na Bahia. Além disso, foram definidas as agendas das plenárias temáticas para 2024, a recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) e a elaboração de um documento para o CONSEA nacional sobre o SISAN.
O CONSEA-BA desempenha um papel fundamental como órgão de assessoramento direto ao governador do Estado, propondo diretrizes e prioridades para a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN). Com uma composição que privilegia a participação da sociedade civil, o Conselho visa garantir a efetivação dos direitos alimentares e a promoção da segurança nutricional em toda a Bahia.










Deixe um comentário