A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27/06/2024) a Operação Disclosure, que visa cumprir dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-diretores da empresa Americanas. As ações fazem parte de uma investigação que aponta envolvimento dos investigados em fraudes contábeis que totalizam R$ 25,3 bilhões, conforme detalhado pela PF.
Segundo informações divulgadas pela polícia, os ex-diretores são acusados de praticar manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As ordens judiciais foram expedidas pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, após investigações conduzidas pela PF, pelo Ministério Público Federal e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A operação envolve também o sequestro de bens e valores dos ex-diretores investigados, que ultrapassam a marca de meio bilhão de reais. A PF destacou que as fraudes contábeis envolvem principalmente operações de risco sacado, nas quais a empresa antecipava pagamentos a fornecedores por meio de empréstimos bancários.
Além disso, foram identificadas irregularidades nos contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais. No caso investigado, as VPCs foram contabilizadas de forma fraudulenta, sendo que algumas delas nunca existiram de fato, conforme relatou a Polícia Federal em comunicado oficial.
Os ex-diretores da Americanas, que estão em situação de recuperação judicial, foram incluídos na lista de Difusão Vermelha da Interpol, o que indica que estão foragidos no exterior e sujeitos a prisão em países que integram a organização policial internacional.
Por meio de nota, o grupo Americanas informou que colabora integralmente com as autoridades na apuração dos fatos e reafirmou sua confiança no trabalho dos órgãos responsáveis pela investigação. A empresa ressaltou que foi vítima de fraudes cometidas pela antiga diretoria e que aguarda a conclusão das investigações para responsabilizar judicialmente todos os envolvidos.
A Operação Disclosure representa um marco nas investigações sobre crimes financeiros envolvendo grandes empresas no Brasil, destacando a importância da transparência e da conformidade nas práticas corporativas. A PF segue com as diligências para reunir provas e esclarecer os detalhes das fraudes cometidas, visando a justiça e a reparação dos danos causados ao mercado e aos investidores.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




