A “Operação em Chamas”, deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público e diversos órgãos de fiscalização e defesa do consumidor, resultou na apreensão de 79.553 unidades de fogos de artifício nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas. A operação foi realizada no dia 18 de junho, com a fiscalização das maiores feiras de fogos de artifício montadas nas duas cidades, com o objetivo de aumentar a segurança dos consumidores durante as festas juninas na Bahia.
A coordenadora do Centro de Apoio ao Consumidor do Ministério Público, promotora de Justiça Thelma Leal, destacou a importância da operação para a segurança dos usuários de fogos de artifício, que são tradicionalmente utilizados nas comemorações juninas. Durante a operação, foram apreendidos 47.362 bombas, 10 mil vulcões e 29.053 outros tipos de fogos, como foguetes e treme terra. Parte dos artefatos estava com prazo de validade vencido, fabricação irregular ou armazenados de forma inadequada, apresentando riscos significativos aos consumidores.
A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, do Exército do Brasil, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon), da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).
Os órgãos envolvidos desempenharam um papel crucial na identificação e apreensão dos materiais irregulares, assegurando que os produtos inseguros não chegassem ao público. A ação integrada entre as diferentes entidades foi fundamental para a execução bem-sucedida da operação, que visa prevenir acidentes e garantir que os fogos de artifício disponíveis para venda atendam aos padrões de segurança necessários.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




