A Polícia Federal está em ação para capturar os responsáveis pelo ataque golpista que abalou o Brasil em janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por uma turba de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A operação, batizada de Lesa Pátria, visa prender os envolvidos no ataque que resultou em prejuízos estimados em R$ 26,2 milhões e ameaçou a estabilidade democrática do país.
Ação em todo o país
A operação mobiliza agentes da Polícia Federal em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, onde são cumpridas 208 medidas judiciais expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é capturar foragidos e aplicar medidas cautelares em relação aos envolvidos no ataque antidemocrático que chocou o país. Até o momento, 48 pessoas foram presas, enquanto outras 170 são consideradas foragidas.
A Operação Lesa Pátria é resultado de uma investigação em curso desde o ano passado, quando o ataque aos Três Poderes ocorreu. A ação coordenada da Polícia Federal busca responsabilizar os autores e executores do ataque que atentou contra os pilares da democracia brasileira. Até o momento, já foram realizadas 27 fases da operação, demonstrando o empenho das autoridades em garantir a justiça e a segurança do país.
Antecedentes e consequências
O ataque de janeiro de 2023 não foi um incidente isolado, mas sim o clímax de uma série de ações violentas de apoiadores extremistas de Bolsonaro, que se recusavam a aceitar o resultado das eleições. A invasão dos Três Poderes deixou um rastro de destruição e alarmou a sociedade brasileira e a comunidade internacional. Agora, a Operação Lesa Pátria busca responsabilizar os envolvidos e garantir que a democracia e o Estado de Direito sejam preservados.
*Com informações da DW.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




