O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, fez declarações contundentes sobre o conflito ucraniano, acusando o Ocidente de buscar derrotar a Rússia para se apropriar de seus recursos, em uma entrevista ao canal húngaro HirTV. Orbán destacou que a Ucrânia já está sendo explorada por empresas estrangeiras e que a Rússia seria o próximo alvo dessa busca por interesses econômicos.
Segundo Orbán, os líderes políticos ocidentais têm como objetivo principal a derrota da Rússia na guerra, visando lucrar com seus recursos naturais e influência geopolítica. Ele enfatizou que muitos no Ocidente têm saudades da década de 1990, quando tinham amplo acesso não apenas à Ucrânia, mas também à Rússia e seus recursos.
“Muitos europeus e americanos se lembram da década de 1990 – a época de [então presidente russo Boris] Yeltsin – como o período de grandes oportunidades econômicas, quando eram recebidos sem problemas. Eles entraram na economia russa e começaram a reconstruí-la e a tirar proveito da capacidade econômica da Rússia de acordo com a lógica econômica moderna. Mais tarde, a Rússia disse que não queria isso e que não considerava uma solução tão simples, tomou as rédeas e fez seus próprios ajustes”, explicou Orbán.
Essas declarações de Orbán refletem as tensões geopolíticas em curso e as diferentes abordagens dos países ocidentais em relação à Rússia e à região da Europa Oriental. Enquanto alguns líderes buscam uma aproximação com Moscou, outros adotam uma postura mais crítica e confrontativa.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




