Iniciou-se nesta terça-feira (04/06/2024) na Escola Municipal Aureliano de Azevedo Monteiro, em Aratuba, município de Vera Cruz, a Semana do Meio Ambiente 2024 do Projeto Mares. A iniciativa, promovida pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR com apoio da Petrobras, visa realizar ações de educação ambiental e científica para conservação dos ecossistemas marinhos. A programação inclui atividades diversas que se estendem até o dia 8 de junho, quando uma ação de limpeza submarina será realizada na praia de Conceição, em Vera Cruz, com o objetivo de retirar resíduos que prejudicam o ecossistema marinho.
A programação da Semana do Meio Ambiente contempla diversas atividades educativas e de conscientização ambiental. Na quarta-feira (05), está previsto o lançamento do Calendário do Defeso na sede da ONG PRÓ-MAR, em Mar Grande. Além disso, estudantes das escolas locais participarão de uma trilha de aprendizagem com atividades lúdicas, palestras e limpeza de praia. O evento também inclui uma roda de conversa sobre a restauração de corais, ministrada pelo biólogo e coordenador científico do Projeto Mares, Lucas Lolis, com alunos do Ensino Médio e Técnico do Centro Profissionalizante do Oceano, em Aratuba.
No dia 07, o Projeto Mares realizará uma Mostra Ambiental em parceria com a Embasa e o Projeto Mar à Vista no Complexo Cultural Aristóteles Gomes, em Mar Grande. A mostra contará com exposições interativas, rodas de conversa, oficinas de compostagem e produção de sabão, além da distribuição de materiais educativos. A iniciativa visa sensibilizar estudantes das escolas públicas e privadas de Vera Cruz e Itaparica sobre a importância da conservação ambiental.
O coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mares, professor Geraldo Fonseca, destaca a importância da Semana do Meio Ambiente como uma oportunidade para fortalecer o trabalho de conscientização desenvolvido pelo projeto. Segundo ele, as ações visam formar cidadãos conscientes da importância da preservação ambiental. As atividades do Projeto Mares têm como base a ciência cidadã e a educação ambiental, buscando conservar o ambiente marinho da Ilha de Itaparica. Dentre as ações realizadas estão a formação de professores, implantação de um Centro de Interpretação Ambiental, palestras, limpezas costeiras e submarinas, e a restauração de corais na Área de Proteção Ambiental das Pinaúnas, em Mar Grande.
O Projeto Mares também tem se dedicado à restauração de corais na região, implantando mais de mil e trezentas novas colônias da espécie nativa ‘Coral de Fogo’ (Millepora alcicornis) no ambiente marinho. O trabalho, que visa contribuir para a redução dos impactos do aquecimento global sobre os ecossistemas recifais, tem apresentado resultados positivos, com baixo índice de mortalidade das colônias implantadas e um crescimento de cerca de 70% dos corais nativos.










Deixe um comentário