Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado nesta quarta-feira (26/06/2024) no Dia Internacional de Combate às Drogas, revela um aumento alarmante no consumo de drogas em todo o mundo. De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas, mais de 292 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa em 2022, o que representa um aumento de 20% em relação a uma década atrás.
Os dados destacam um preocupante crescimento nos transtornos associados ao uso de drogas, afetando aproximadamente 64 milhões de pessoas globalmente. A ONU ressalta que apenas uma em cada 11 pessoas com esses transtornos recebe tratamento adequado, com mulheres sendo particularmente negligenciadas nesse aspecto — apenas uma em cada 18 mulheres recebeu tratamento, em comparação com um em cada sete homens.
Além das consequências sociais e de saúde pública, o relatório aborda os impactos ambientais das atividades ilícitas relacionadas à produção e distribuição de drogas. Isso inclui desmatamento, descarte inadequado de resíduos tóxicos e contaminação química, exacerbando ainda mais os problemas globais de sustentabilidade.
A cannabis permanece como a droga mais utilizada mundialmente, seguida por opioides, anfetaminas, cocaína e ecstasy. A legalização da cannabis em alguns países, como Canadá, Uruguai e partes dos Estados Unidos, parece ter contribuído para um aumento no uso, especialmente de produtos com alto teor de THC, o principal componente psicoativo da planta.
Um dos aspectos mais alarmantes do relatório é o surgimento dos nitazenos, um grupo de opioides sintéticos potencialmente mais poderosos que o fentanil, cujo consumo tem aumentado em países de renda alta, resultando em um número crescente de mortes por overdose.
Apesar do interesse crescente no uso terapêutico de substâncias psicoativas e sua expansão em pesquisas clínicas, o relatório aponta a falta de diretrizes científicas claras para seu uso médico adequado.
A íntegra do relatório está disponível em inglês no site do Escritório Sobre Drogas e Crimes da ONU (UNODC), fornecendo uma análise detalhada dos desafios e tendências atuais no uso de drogas em escala global.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




