Durante o mês de maio de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana registrou aproximadamente 602 mil atendimentos, incluindo exames, consultas, procedimentos e outros serviços. Esse volume de assistências reflete o empenho da rede municipal em oferecer serviços de qualidade aos cidadãos.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Policlínicas Municipais lideraram os números com mais de 300 mil atendimentos de urgência e emergência. A atenção primária, que abrange os postos de saúde, contabilizou cerca de 187.473 atendimentos. A Central de Regulação realizou aproximadamente 47.245 agendamentos, dos quais 24.967 foram para exames e 22.276 para consultas.
A Divisão de Alta e Média Complexidade assegurou o acesso a exames como tomografias, ressonâncias e cintilografias. A Vigilância Sanitária desenvolveu 1.030 atividades, incluindo orientações técnicas, inspeções, liberação de alvarás e apuração de denúncias.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou 10.497 assistências, com destaque para ocorrências de acidentes de moto. A Central de Abastecimento Farmacêutica dispensou cerca de um milhão e oitocentas mil unidades de medicamentos, beneficiando principalmente diabéticos, hipertensos e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A Rede de Saúde Mental, com aproximadamente 43 mil pacientes cadastrados, realizou 5.455 atendimentos, incluindo consultas com psicólogos, médicos pediatras e oficinas terapêuticas. A secretária municipal de saúde destacou o objetivo de ampliar os atendimentos para alcançar mais pessoas necessitadas dos serviços.
O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme, referência na região Norte e Nordeste, contabilizou cerca de 1.950 assistências em consultas e exames especializados. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) registrou 743 notificações e investigações de agravos relacionados ao trabalho e 171 procedimentos, incluindo consultas, inspeções e atividades educativas.
Foram aplicadas aproximadamente 47.500 doses de vacinas em maio. O Ambulatório de Infectologia realizou 364 atendimentos, e o Centro de Saúde Especializada promoveu 1.977 procedimentos voltados aos programas de Tuberculose, Hanseníase, Antirrábica e controle de Asma e Rinite.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




