O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (04/06/2024) por unanimidade abrir processo contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), surgiu após a circulação de um vídeo na internet no qual Moro mencionava a possibilidade de “comprar um habeas corpus” de Mendes.
Gilmar Mendes, conhecido por votar contra decisões de Moro, especialmente no contexto dos processos da operação Lava Jato, foi o alvo das declarações do ex-juiz federal. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que Moro atribuiu falsamente o crime de corrupção passiva ao ministro, com o objetivo de descredibilizar sua imagem e honra.
A abertura do processo foi votada pela relatora, ministra Cármen Lúcia, juntamente com seus colegas Cristiano Zanin, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Segundo Cármen Lúcia, a denúncia demonstrou suficientemente a falsa imputação de Moro ao ministro do STF, configurando o delito previsto no artigo 138 do Código Penal.
Além do processo penal, a Procuradoria pediu a perda de mandato do senador. Moro, que anteriormente atuou como ministro da Justiça e Segurança Pública durante o governo de Jair Bolsonaro, agora será julgado pelos ministros do STF, enfrentando as consequências legais de suas declarações.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




