O setor automotivo brasileiro teve um desempenho significativo nos primeiros meses deste ano, com as vendas de veículos nacionais e importados registrando uma alta de 15% até maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta sexta-feira (07/06/2024).
No acumulado do ano, foram emplacadas 929,7 mil unidades no país. Somente em maio, houve o emplacamento de 194,3 mil veículos, uma queda de 12% em relação a abril, mas um aumento de 10% comparado ao mesmo mês de 2023.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que este foi o melhor mês de maio desde 2019, com uma média diária de 9.250 emplacamentos, apesar da queda de 64% nas vendas no Rio Grande do Sul. Além disso, o setor automotivo gerou mais de 103 mil empregos, o maior nível desde novembro de 2022, evidenciando os reflexos positivos dos investimentos anunciados pelos fabricantes.
Entretanto, no cenário de importações, o Brasil viu um aumento significativo de veículos chineses, com um volume de importações atingindo 160 mil unidades entre janeiro e maio, representando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. A maioria desses veículos são elétricos e híbridos. Em contrapartida, as exportações continuam abaixo das expectativas, com uma queda de 29,7% nos primeiros cinco meses deste ano.
Em relação à produção nacional, houve uma queda de 24,9% em maio, com a fabricação de 166,7 mil unidades. Fatores como greves e operações-padrão tiveram um impacto negativo na produção. No entanto, a produção de veículos pesados teve um aumento de 30% em comparação ao ano anterior, totalizando 50 mil unidades até maio.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




