Durante a sessão desta quinta-feira (20/06/2024), a presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Eremita Mota (PP), apresentou a sugestão de criar uma bancada feminina na Casa Legislativa. A vereadora argumentou que a formação de tal bancada poderia ser uma ferramenta eficaz para promover a igualdade de gênero e fortalecer a defesa dos direitos das mulheres em Feira de Santana.
Desde que assumiu a presidência da Mesa Diretora da Câmara, Eremita Mota tem sido alvo de comentários que classificou como “pejorativos e machistas”. Em seu discurso, a presidente convidou as vereadoras Lu de Ronny (PV) e Gerusa Sampaio (UB) a refletirem sobre a possibilidade de formar essa bancada.
Eremita destacou que a união das vereadoras em uma bancada específica poderia contribuir significativamente para enfrentar o preconceito e fortalecer a representação feminina na Câmara Municipal. Segundo ela, essa participação feminina é frequentemente alvo de tentativas de deslegitimação. Para ilustrar sua fala, citou o caso da vereadora de Salvador, Laina Crisóstomo (PSOL), que teve sua fala interrompida por vereadores homens, obrigando-a a deixar o púlpito em lágrimas durante uma sessão plenária.
A presidente da Câmara também expressou solidariedade à vereadora Laina Crisóstomo e repudiou a atitude do vereador Átila Congo (PMB). De acordo com Eremita, Átila, que preside o Partido da Mulher Brasileira (PMB) na Bahia, afirmou que “mulheres são irresponsáveis em denunciar os homens e que costumam se vitimizar com tudo, prejudicando, assim, a eles”. Eremita considerou a situação ainda mais grave por se tratar de um dirigente do PMB.
A proposta de criação da bancada feminina surge como uma resposta à necessidade de ampliar o espaço e a voz das mulheres dentro do Legislativo municipal. Eremita Mota, que está em seu quinto mandato consecutivo, ressaltou a importância de unir esforços para superar as barreiras enfrentadas pelas mulheres na política e garantir uma participação mais efetiva e respeitada.
A iniciativa ainda está em fase de sugestão, mas Eremita Mota acredita que pode evoluir para um projeto de lei, formalizando a bancada feminina na Câmara de Feira de Santana. A medida visa proporcionar um ambiente mais igualitário e justo, onde as mulheres possam debater e legislar sobre questões relevantes de forma mais ativa e protegida contra preconceitos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




