A cidade de Feira de Santana enfrenta um aumento no número de casos de dengue, com aproximadamente 8 mil registros prováveis até a quinta-feira (11/07/2024). Desse total, 762 casos apresentam sinais de alarme e 17 são classificados como graves. Diante deste cenário, a coordenação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) destaca a importância da população estar atenta aos sintomas da dengue e evitar a automedicação, que pode levar a complicações.
Carlita Correia, coordenadora da VIEP, enfatiza que sintomas como febre, dores musculares, dores nas articulações e manchas vermelhas são comuns na dengue, mas a doença também pode apresentar sintomas atípicos, como dor abdominal que pode ser confundida com apendicite, sensibilidade à luz e visão embaçada.
“Se sentiu febre, já é motivo para procurar a unidade do seu bairro. Não podemos deixar para ir apenas quando a situação se agravar, porque pode ser tarde demais”, afirma Correia.
A recomendação da VIEP é que qualquer pessoa com febre e pelo menos dois outros sintomas compatíveis com dengue, como dor de cabeça ou dor no corpo, procure uma unidade de saúde. Nos casos em que há agravamento da condição, com sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda de pressão e sensação de desmaio, o paciente deve buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou nas policlínicas municipais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




