Em resposta à crescente demanda por atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Barreiras, os pré-candidatos a prefeito, Tito (PT), e a vice-prefeito, Emerson (Avante), propuseram a criação do Serviço de Atendimento à Criança Autista no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i). A proposta foi apresentada durante o último evento do Plano de Governo Participativo (PGP).
Tito destacou a necessidade de um atendimento especializado para crianças autistas, ressaltando que muitas famílias carecem de recursos adequados para o diagnóstico e intervenção terapêutica. Ele afirmou que, em parceria com o Governo Federal, buscará a instalação do CAPS i, parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Tito criticou a atual administração municipal por não ter tomado a iniciativa de articular com o Ministério da Saúde para viabilizar este serviço, apontando a falta de vontade política como principal obstáculo.
Segundo Tito, especialistas têm apontado a grande demanda por um espaço de referência para o tratamento do TEA, com muitas famílias sem acesso ao atendimento necessário. O Serviço de Atendimento à Criança Autista contará com financiamento do Governo Federal e uma equipe médica e terapêutica especializada para proporcionar o suporte adequado.
Emerson, pré-candidato a vice-prefeito, ressaltou os benefícios que o novo serviço trará para as famílias. Ele mencionou que os familiares dos pacientes terão acesso a tratamento especializado para seus filhos, o que lhes permitirá mais tempo livre para outras atividades. As crianças serão atendidas em ambientes sensorialmente preparados, participando de oficinas de culinária, brincadeiras e explorando espaços terapêuticos adequados às suas necessidades.
A proposta de Tito e Emerson reflete um compromisso com a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida das crianças autistas e suas famílias em Barreiras. A implementação do CAPS i com um serviço especializado de atendimento à criança autista visa não apenas fornecer tratamento adequado, mas também apoiar as famílias na gestão das necessidades de seus filhos, promovendo uma integração mais efetiva dessas crianças na sociedade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




