Nesta terça-feira (30/07/2024), a equipe feminina de ginástica artística do Brasil fez história ao conquistar a medalha de bronze na competição por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe, formada por Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares, somou um total de 164.497 pontos, assegurando pela primeira vez um lugar no pódio para o Brasil na disputa por equipes dessa modalidade em uma edição olímpica.
A medalha de ouro foi conquistada pelos Estados Unidos, que alcançaram 171.296 pontos, impulsionados pelo desempenho de Simone Biles. A prata ficou com a Itália, que obteve 165.494 pontos. O feito brasileiro é um marco para a ginástica do país, que agora acumula um total de sete medalhas olímpicas na modalidade.
A jornada da ginástica artística do Brasil em Jogos Olímpicos começou em Londres, em 2012, com a medalha de ouro de Arthur Zanetti nas argolas. Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Zanetti conquistou a prata nas argolas, enquanto Diego Hypolito e Artur Nory garantiram, respectivamente, a prata e o bronze no solo. Já em Tóquio, em 2020, Rebeca Andrade fez história ao conquistar o primeiro ouro da ginástica feminina brasileira no salto, além de uma prata no individual geral.
Com o bronze conquistado em Paris, as ginastas brasileiras entram com força renovada nas próximas finais da ginástica artística. Rebeca Andrade competirá em quatro disciplinas: trave, individual geral, salto e solo. Julia Soares competirá na final da trave, e Flavia Saraiva representará o Brasil no individual geral.
Julia Soares, uma das integrantes da equipe, expressou sua emoção ao comentar a conquista:
“Fiquei muito feliz, eu não consegui conter o choro, eu chorei muito, porque sabemos o quanto cada uma trabalha, o quanto cada uma se dedica todos os dias nos treinos. Ver essa medalha aqui no nosso peito é gratificante.”
Flavia Saraiva, que enfrentou uma lesão durante o aquecimento, destacou a união da equipe brasileira:
“Graças a Deus a gente conseguiu terminar a competição inteira. Eu dei o sangue, literalmente, e o resultado veio e estou muito feliz de ter conquistado essa medalha por equipe. Eu falo para todo mundo que competir por equipe é a melhor competição que tem, principalmente para mim, que me sinto muito abraçada pela minha equipe. A gente se ama muito, a gente sabe o quanto uma luta pela outra e a gente trabalha muito todos os dias para ter o nosso melhor resultado.”
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário