O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um aumento significativo de 52% no número de atendimentos de emergência pediátrica no primeiro semestre de 2024. A unidade acolheu 16.093 crianças e adolescentes, em comparação com 10.519 pacientes no mesmo período de 2023.
O infectologista Igo Araújo atribui esse crescimento ao aumento de doenças sazonais e infecções respiratórias, como gripe e bronquiolite, além de surtos de doenças virais, como a Dengue, que não foram tão prevalentes no ano anterior. Araújo ressalta que o HEC, sendo uma unidade terciária do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para casos de alta complexidade, tem recebido uma demanda crescente para atender a casos graves e urgentes.
Sandro Nunes, diretor médico do HEC, sublinha o esforço da unidade para lidar com a alta demanda.
“Estamos trabalhando para atender essa demanda crescente, mas é fundamental que a população busque a Atenção Básica para casos menos graves”, aponta Nunes.
O HEC, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é uma referência em pediatria e gestação de alto risco, oferecendo atendimentos de média e alta complexidade. A unidade organiza o acesso por meio do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) e mantém um atendimento humanizado, com uma equipe multidisciplinar e mais de 20 especialidades pediátricas. Em 2022, o HEC recebeu a certificação “ONA nível 1” da Organização Nacional de Acreditação, reconhecendo a qualidade e segurança dos serviços prestados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




