O II Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana da Independência do Brasil na Bahia, foi realizado no sábado (13/07/2024), movimentando a Baía de Todos-os-Santos. O evento, promovido pela Via Náutica Consultoria e Eventos com patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reuniu esporte, história, cultura, meio ambiente e atividades turísticas.
Cerca de 300 velejadores baianos e de outros estados participaram do festival, que teve uma regata com partida da Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, e chegada na Base Náutica de Itaparica, ambas construídas pela Setur-BA. Antes da navegação, os participantes assistiram a palestras sobre preservação ambiental e história da Bahia. Em Itaparica, foram realizadas premiações, uma feira de artesanato e apresentações musicais. Atletas e familiares visitantes impulsionaram a demanda por serviços turísticos nas localidades que sediaram o evento.
Márcia Motti, velejadora de 59 anos vinda de São Paulo, elogiou a infraestrutura náutica da Bahia.
“A sensação de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional, por conta do clima, da paisagem e da temperatura da água. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem feitos, oferecendo segurança e conforto”, relatou.
Marcelo Fróes, organizador do festival, destacou a importância do apoio da Setur-BA ao segmento náutico.
“O apoio da Setur-BA à náutica tem sido fundamental para avanços no segmento. Competições têm dado visibilidade às novas marinas, que são elogiadas por navegadores daqui e de fora. Demos a nossa contribuição ao incremento do turismo das águas, com essa edição exitosa do Festival Maria Felipa”, afirmou Fróes.
Santiago Coelho Rodriguez, presidente da Associação Náutica da Bahia (ANB), que deu apoio institucional ao evento, ressaltou a contribuição do festival para o turismo e o esporte na região.
“O Governo do Estado está de parabéns por incentivar atividades náuticas. O festival também ajuda a promover a Ribeira e Itaparica. Pessoas que nunca vieram às localidades ficaram encantadas com a vista e a estrutura das marinas. Isso é estimular turismo, esporte e lazer”, completou Rodriguez.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




