No mês de julho de 2024, o Governo da Bahia, em parceria com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Governo Federal e o Programa Criança Alfabetizada Bahia, deu início à distribuição de material didático complementar para fortalecer a alfabetização das crianças do Ensino Fundamental. A iniciativa, conduzida pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) vinculados à Secretaria da Educação do Estado (SEC), beneficiará aproximadamente 300 mil estudantes em 27 territórios do estado.
Desde o dia 10 de julho, os NTEs têm distribuído kits contendo dois livros personalizados, com identidade visual e textos adaptados à linguagem e ao contexto dos alunos baianos, para apoiar os professores no processo de alfabetização. Leninha Vila Nova, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, explicou que essa distribuição é parte de um programa mais amplo que inclui ações de gestão e governança, formação de profissionais da Educação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e avaliação.
O objetivo do programa é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e promover a recomposição da aprendizagem em leitura e escrita para os alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados pela pandemia. Para isso, a SEC tem investido na formação de professores e no engajamento dos educadores através da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA). A rede inclui dois representantes da SEC e um representante de cada um dos 417 municípios baianos, responsáveis pela implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento pedagógico, focando na alfabetização infantil.
A distribuição do material didático já ocorreu em diversas regiões, incluindo o Território do Velho Chico, onde Aline Lopes, diretora do NTE, ressaltou a importância da ação.
“A maioria das crianças da região que realizou a avaliação diagnóstica de fluência leitora no início deste ano está no patamar de pré-leitor. Estamos otimistas com a chegada desse material para aprimorar o processo educacional.”
Em Carinhanha, Wesley Brunno Silva do Nascimento, dirigente municipal da Educação, expressou confiança nos resultados da iniciativa. “Estamos vivendo um boom na Educação e esperamos colher resultados positivos a partir do compromisso, da articulação e da colaboração entre os governos municipal, estadual e federal.” Sônia Ferreira, secretária municipal da Educação de Mutuípe, também celebrou a chegada do material, destacando sua importância na recuperação da aprendizagem e no alcance da alfabetização das crianças com déficit de aprendizado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




