Governo Lula lança Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 com recorde de investimentos

Nesta quarta-feira (10/07/2024), o ministro Paulo Teixeira foi o protagonista do programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido nacionalmente, onde discutiu os detalhes do Plano Safra da Agricultura Familiar para os próximos dois anos. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o plano reserva um montante recorde de R$ 85,7 bilhões para apoiar pequenos agricultores em todo o país.

Em sua intervenção, o ministro destacou que o objetivo central é garantir alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social no campo.

“Nosso foco principal é produzir alimentos saudáveis, mecanizar o campo e ajudar a superar a pobreza rural”, afirmou Teixeira durante o programa.

O Plano Safra inclui diversas iniciativas para fortalecer a agricultura familiar, como linhas de crédito diferenciadas, assistência técnica especializada, seguros agrícolas e investimentos em pesquisa e inovação tecnológica. Um dos destaques são os juros subsidiados, com taxas de 3% para a produção de alimentos básicos como arroz, feijão e hortaliças. Para produtos orgânicos, os juros são ainda mais baixos, fixados em 2%, visando estimular práticas agrícolas sustentáveis.

“Estamos implementando medidas concretas para facilitar o acesso ao crédito. Reduzimos os juros para aquisição de máquinas agrícolas, especialmente as de pequeno porte, essenciais para o agricultor familiar”, explicou Teixeira.

Ele ressaltou que a medida visa não apenas aumentar a produtividade, mas também promover a indústria nacional de máquinas agrícolas adaptadas às necessidades dos pequenos produtores.

Outro ponto relevante do plano é a criação de um Fundo de Aval, destinado a oferecer garantias aos agricultores que não possuem bens para dar como garantia em operações de crédito. Esse fundo também beneficiará cooperativas, incentivando o cooperativismo e o associativismo entre os produtores rurais.

O programa “Bom Dia, Ministro” é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e contou com a participação de diversas rádios de alcance nacional, reforçando o compromisso do governo em promover um diálogo direto com a sociedade e divulgar políticas públicas relevantes para o desenvolvimento do país.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading