Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão os primeiros com paridade total de gênero

Nesta segunda-feira (01/07/2024), o Conselho de Direitos Humanos debateu a promoção dos direitos humanos por meio do esporte e do ideal olímpico em sessão realizada em Genebra. Durante o evento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão os primeiros a atingir paridade total de gênero, com 50% das vagas alocadas para atletas femininas.

A decisão, conforme Bach, promove a igualdade de gênero e apoia o esporte paralímpico globalmente, em parceria com o Comitê Paralímpico Internacional. No painel intitulado “Promovendo a Inclusão no e por meio do Esporte”, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, ressaltou que o ambiente esportivo ainda enfrenta desafios como racismo, violência contra mulheres, corrupção e discriminação.

Turk enfatizou que atletas que utilizam suas plataformas para promover a igualdade no esporte atuam como defensores dos direitos humanos. Ele afirmou que há um longo caminho a percorrer para garantir respeito total pelos direitos humanos e inclusão no esporte, ressaltando a responsabilidade dos Estados em abordar essas questões de forma abrangente e proativa.

O alto comissário destacou a necessidade de políticas de tolerância zero ao racismo e todas as formas de discriminação, incluindo antissemitismo e islamofobia. Ele pediu o compromisso contínuo com políticas e programas inclusivos de gênero que apoiem o empoderamento das mulheres.

Turk também apontou discriminações baseadas em religião, traje religioso, deficiência, nacionalidade, orientação sexual e identidade de gênero. Ele mencionou que mulheres transgênero e intersexo frequentemente enfrentam discriminação contínua, com poucas oportunidades para buscar indenização e responsabilização adequadas.

O COI destacou a Equipe Olímpica de Refugiados como um símbolo emblemático do compromisso com a inclusão nos jogos de Paris, com um número recorde de atletas participantes. O debate contou com a presença do atleta sul-sudanês Pur Biel, membro da primeira Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Rio 2016 e residente nos Estados Unidos.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading