Na madrugada desta quarta-feira (17/07/2024), a Casa de Parto Natural de Feira de Santana realizou seu primeiro parto desde a inauguração, dez dias atrás. Eloah Santos nasceu às 5h50, pesando 2,5 kg e medindo 45 cm. A menina é a primeira filha de Naira Santos de Jesus, 21 anos, moradora da estrada do Alecrim, no bairro do Tomba.
A mãe, Naira, expressou sua felicidade com o nascimento antecipado da filha, que estava previsto para o dia 26 de julho.
“Ela é bem apressadinha. Os exames indicavam que ela nasceria no dia 26 de julho. Tinha a última consulta agendada para esta sexta-feira, dia 19. Mas a minha filha quis chegar logo! Estou muito feliz. Foi o melhor presente que eu poderia ter ganhado. Foi uma ótima experiência, e fui muito bem acolhida aqui. Amanhã já vou estar em casa”, comemorou.
A Casa de Parto Natural, administrada pela Prefeitura através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), iniciou suas atividades no dia 5 de julho. Gilberte Lucas, presidente da FHFS, destacou a importância do momento para a unidade.
“Este momento tão esperado pelos profissionais de saúde da CPN é muito importante. Estamos muito felizes por proporcionar à população este serviço com toda a qualidade. Temos a certeza de que as mães serão acolhidas com muito carinho e conforto, recebendo seus bebês com segurança e saúde”, afirmou.
De acordo com Siomara Souza, enfermeira obstetra e coordenadora da unidade, Naira chegou na tarde de terça-feira acompanhada pelo marido e pela sogra, já em princípio de trabalho de parto. Após ser internada às 19 horas, o trabalho de parto evoluiu até a madrugada.
“Estávamos muito ansiosos para acolher nossa primeira paciente. Assim que chegou, foi encaminhada para a equipe de enfermagem obstetra de plantão, e o parto foi realizado pela enfermeira obstetra Ravena Rocha, que iniciou as manobras humanizadas para facilitar o nascimento da bebê”, explicou Siomara.
A coordenadora ressaltou que Naira havia cumprido todos os requisitos necessários para o parto natural na Casa de Parto Natural.
“Há 30 anos eu faço isso. A cada criança que nasce, a emoção é a mesma, e eu desejo que venham com muita saúde e sejam muito felizes”.









Deixe um comentário