O presidente de Ruanda, Paul Kagame, foi reeleito para um quarto mandato, após a divulgação dos resultados parciais das eleições realizadas nesta terça-feira (16/07/2024). Com 99,15% dos votos apurados até o momento, a Comissão Eleitoral anunciou a vitória de Kagame, que continuará no comando do país. Os números parciais foram revelados após a apuração de 79% das cédulas, e os resultados definitivos serão conhecidos em 27 de julho.
A presidente da Comissão Eleitoral, Oda Gasinzigwa, informou que o candidato da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), Paul Kagame, obteve 99,15% dos votos, enquanto Frank Habineza, do Partido Democrático Verde de Ruanda, recebeu 0,53% dos votos, e o candidato independente Philippe Mpayimana obteve 0,32%. A falta de uma oposição efetiva contribuiu para a reeleição de Kagame, que mantém um controle absoluto sobre a política ruandesa.
Kagame tem liderado Ruanda desde o fim do genocídio de 1994, quando sua rebelião da FPR derrubou o governo extremista hutu e encerrou o conflito que resultou na morte de 800 mil pessoas, principalmente da minoria tutsi. Inicialmente vice-presidente e ministro da Defesa, Kagame assumiu oficialmente a presidência em 2000, após a renúncia de Pasteur Bizimungu. Desde então, foi reeleito com ampla maioria em todas as eleições subsequentes.
Colette Braeckman, jornalista especialista em África Central, destaca que Kagame trouxe avanços significativos para a população em áreas como saúde e educação, além de ter impedido ciclos de vingança após o genocídio. No entanto, Braeckman ressalta que Kagame exerce um poder absoluto e que não há espaço para oposição verdadeira dentro ou fora de seu partido.
Kagame defende sua permanência no poder citando o crescimento econômico do país, que registrou uma média de 7% ao ano entre 2012 e 2022. No entanto, índices de desigualdade permanecem elevados, com mais da metade da população vivendo com menos de US$ 2,15 por dia, segundo o Banco Mundial.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




