O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou que Israel não está cumprindo as decisões do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) da ONU em razão do apoio recebido dos Estados Unidos e de outras nações ocidentais. A afirmação foi feita após a emissão de um parecer consultivo pelo TIJ sobre as consequências legais da ocupação israelense de territórios palestinos.
Na última sexta-feira (19/07/2024), o TIJ concluiu que a criação de novos assentamentos israelenses viola o direito internacional e constitui uma forma de anexação. A Corte instou Israel a cessar a implantação de novos colonatos nos territórios palestinos, a retirar sua presença ilegal e a pagar reparações pelos danos causados pela ocupação.
“O Tribunal Internacional de Justiça também condenou Israel a pagar uma indenização. O valor da indenização ainda não foi anunciado. Até a data, Israel não cumpriu nenhuma das ordens do Tribunal Internacional de Justiça porque o Ocidente, especialmente os EUA, estão do lado dele. Atualmente, nós, junto com muitos países do mundo, estamos exercendo a pressão necessária e continuaremos a fazê-lo”, disse Erdogan em entrevista a jornalistas.
O presidente turco afirmou que não se pode alcançar nada apoiando Israel e ignorando a sistemática “perseguição do povo palestino oprimido por muitos anos”. Erdogan defendeu que Israel deve ser punido por suas ações e que essa punição deve ser exemplar para dissuadir futuras violações.
Erdogan reiterou que a Turquia, junto com outros países, continuará a pressionar Israel para que cumpra as determinações do TIJ e para que cesse suas atividades ilegais nos territórios palestinos.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




