Roberta Metsola é reeleita presidente do Parlamento Europeu com ampla margem

O novo Parlamento Europeu realizou sua sessão inaugural nesta terça-feira (16/07/2024), em Estrasburgo. Entre as primeiras medidas adotadas pelos 720 eurodeputados, a conservadora Roberta Metsola, de Malta, foi reeleita presidente do Parlamento Europeu com 562 votos, garantindo um novo mandato de dois anos e meio.

Roberta Metsola, advogada de 45 anos, assumiu a presidência do Parlamento Europeu em 2022, após o falecimento do italiano David Sassoli, então titular do cargo. Em seu discurso após a reeleição, Metsola afirmou a importância de enfrentar autocratas e sustentar as promessas de defender e construir uma União Europeia inclusiva. Metsola é a terceira mulher a ocupar este cargo e tem manifestado apoio ativo à Ucrânia.

A candidata do bloco de esquerda, a espanhola Irene Montero, recebeu apenas 61 votos. Nesta 10ª legislatura europeia, as mulheres representam 39% do plenário, que tem idade média de 50 anos. Na próxima quinta-feira, a alemã Ursula von der Leyen tentará ser reeleita na presidência da Comissão Europeia.

O novo plenário, empossado para um mandato de cinco anos, apresenta uma composição diversificada com mais da metade dos parlamentares sendo novos eleitos. Um quarto dos eurodeputados – 187 parlamentares – é de extrema direita, um número sem precedentes. O parlamento agora conta com oito grupos, um a mais do que na legislatura anterior. Os conservadores mantêm a maioria, seguidos pelos social-democratas, mas a significativa presença da extrema direita alterou os equilíbrios políticos, relegando os liberais à quinta bancada em número de integrantes.

A extrema direita no Parlamento Europeu está dividida em três grupos. O principal grupo, Patriotas pela Europa, conta com 84 eurodeputados de partidos como Reunião Nacional, Fidesz, Vox, Liga Italiana, FPO e o movimento do ex-primeiro-ministro tcheco Andrej Babis. O grupo Conservadores e Reformistas, liderado pela primeira-ministra italiana Georgia Meloni, conta com 78 deputados, enquanto o partido alemão AfD, anti-UE e anti-Otan, formou um grupo menor de 25 parlamentares.

Pascale Joannin, diretora-geral da Fundação Robert Schuman, ressaltou a incerteza sobre a manutenção do “cordão sanitário” contra as investidas da extrema direita no novo Parlamento Europeu. Na sessão inaugural, um grupo de 63 deputados solicitou aos líderes da União Europeia a retirada do direito de voto da Hungria, em resposta às recentes visitas do primeiro-ministro Viktor Orban a Moscou e Pequim.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading