Durante o Fórum do Cacau na 38ª edição do Chocolat Festival 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou do painel intitulado “Cacau da Bahia: passado, presente e qual futuro?”, realizado nesta sexta-feira (19/07/2024). O evento, que ocorre entre quinta-feira (18) e domingo (21) no Centro de Convenções de Ilhéus, tem como objetivo promover o cacau e o chocolate de origem, além de destacar a importância do consumo consciente e a valorização dos produtos regionais.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, sublinhou a relevância do festival para a cadeia produtiva do cacau.
“A cada edição realizada, o evento apresenta novas perspectivas que podem beneficiar a promoção e valorização do cacau da Bahia e seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento econômico através da descoberta de novos talentos, sabores e formas de aproveitar o fruto”, afirmou Almeida.
A coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidade de Negócios da SDE, Paula Corrêa, ressaltou a posição destacada da Bahia na produção nacional de cacau e a necessidade de avançar em estratégias para a internacionalização do produto.
“Para expandir os negócios no mercado externo e aumentar a competitividade do cacau baiano, é essencial desenvolver estratégias que elevem a presença no mercado global. Estamos abertos a parcerias, acordos e ao estreitamento do diálogo com produtores, cooperativas, agroindústrias e outros participantes da cadeia produtiva”, declarou Corrêa.
No estande do Governo da Bahia, a SDE oferece serviços de orientação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs), como constituição de microempresas e empresas de pequeno porte, acesso a microcréditos, emissão de carteira de empresário e nota fiscal eletrônica, entre outros.
Além disso, a SDE participou da oficina “Construindo Planilhas para Exportação”, realizada no Laboratório de Informática do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, a convite da AIEX Unifacs e em parceria com o Consórcio Cabruca. A oficina abordou marketing internacional e gestão de marcas com o grupo de chocolateiros e chocolateiras, preparando-os para a Rodada de Negócios Internacional promovida pela APEX durante o festival. O evento incluiu também uma visita técnica à Colina Benevides Experiências, de Leilane Benevides, chocolate maker premiada na Europa e Estados Unidos com a Benevides Chocolates.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




