De sexta-feira, 5 de julho, a domingo, 7 de julho de 2024, Serra Talhada, conhecida como a Capital do Xaxado, realiza o festival Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço. Organizado pela Fundação Cabras de Lampião, o evento homenageia Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, com uma programação diversificada que inclui música, teatro, dança, fotografia, literatura, artesanato e gastronomia. As atividades acontecem no Quintal do Museu do Cangaço, no Espaço Cangaço Fitness e no Sítio Passagem das Pedras, todas abertas ao público gratuitamente.
Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião, explica que o festival celebra o legado cultural deixado pelos cangaceiros. Desde sua primeira edição em 1993, o evento se tornou uma vitrine de várias linguagens artísticas.
Na sexta-feira, o Quintal do Museu do Cangaço recebe, a partir das 21h, apresentações musicais do Coco Trupé de Arcoverde e de George Silva. No sábado, o espaço será palco de diversas danças, começando às 10h com Sertão Latino, Ponto de Cultura Herdeiros do Xaxado e Grupo Cultural Sanfonar. Às 15h, o local recebe Grupo Filhos do Sol, Ponto de Cultura Mistura Pernambucano e Companhia Soul Dance. À noite, a partir das 21h, Assisão, seguido por Grudinho e Trio The Grud’s, assume a programação.
No domingo, às 9h, acontece a Celebração ao Cangaço, com a participação de diversos grupos da cultura popular, como Bacamarteiros do Pajeú e Ponto de Cultura Cabras de Lampião. A celebração incluirá apresentações de danças tradicionais e manifestações culturais da região.
O Espaço Cangaço Fitness dedica o sábado às crianças, com a Oficina Brincanças, das 9h às 17h, ministrada por Bruna Florie, que oferece vivências de artes cênicas e cultura popular para crianças de 6 a 12 anos.
O Sítio Passagem das Pedras oferece trilhas históricas e ecológicas, como a Trilha dos Mirantes e a Trilha dos Umbuzeiros. Os participantes visitarão locais significativos, como as Pedras da Emboscada, onde ocorreu o primeiro confronto armado entre a família de Lampião e Zé Saturnino. As ruínas da antiga casa-grande da Fazenda Pedreira, pertencente a Zé Saturnino, também fazem parte do roteiro.
O evento, que conta com barracas de comidas regionais e artesanatos, é realizado com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




