Nesta segunda-feira (29/07/2024), um tribunal na Holanda condenou a multinacional petroquímica Braskem a indenizar nove pessoas que perderam suas residências devido ao afundamento de terra em Maceió, Alagoas. O incidente foi provocado pela extração de sal-gema realizada pela empresa. A decisão judicial não estipulou um valor para as indenizações, e a Braskem possui a possibilidade de recorrer. As ações foram movidas individualmente, com alegações de que as subsidiárias da companhia nos Países Baixos se beneficiaram dos lucros das atividades de mineração no Brasil.
Em comunicado, a Braskem informou que o tribunal holandês concluiu não haver conexão entre as subsidiárias da empresa naquele país e o evento em Alagoas. A companhia também destacou que já desembolsou mais de R$ 4 bilhões em indenizações, tendo os nove autores da ação recebido propostas de compensação financeira.
O afundamento de terra em Maceió teve início em 2019, resultando na remoção de mais de 60 mil pessoas de cinco bairros da capital alagoana. A mineração de sal-gema, utilizada na indústria química, foi identificada como a causa das falhas graves no solo, que culminaram na evacuação completa de pelo menos três bairros em 2020, após tremores de terra comprometerem a estrutura das edificações.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




