Ursula von der Leyen foi reeleita para um segundo mandato de cinco anos como presidente da Comissão Europeia após votação realizada nesta quinta-feira (18/07/2024) pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo. A líder alemã obteve 401 votos a favor, 284 contra, 15 abstenções e 7 votos nulos, superando a maioria absoluta necessária. A reeleição já havia recebido aprovação dos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE) em junho.
Von der Leyen empenhou-se para conquistar a confiança dos membros do Parlamento Europeu, desenvolvendo um abrangente roteiro e buscando garantir uma maioria sólida. Sua reeleição foi saudada por líderes como o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, que expressou apoio à continuidade de seu trabalho em meio aos desafios atuais.
O programa apresentado por von der Leyen para convencer os eurodeputados foi considerado superior ao de cinco anos atrás. Sébastien Maillard, consultor especial do Instituto Jacques Delors, destacou que a presidente obteve cerca de 40 votos a mais do que o necessário, com apoio de partidos como o Partido Popular Europeu, os social-democratas, centristas, liberais e Verdes. Em seu discurso, von der Leyen buscou tranquilizar cada um desses grupos, ressaltando a importância da competitividade e da economia.
O discurso de continuidade destacou a manutenção das principais instituições da UE e a necessidade de estabilidade em tempos de crise. Von der Leyen enfatizou a importância de impulsionar a competitividade, aumentar investimentos em setores essenciais e na defesa, além de buscar uma meta climática ambiciosa de redução líquida de 90% nas emissões até 2040. Esta meta será incluída em um texto legislativo proposto pela próxima Comissão.
A presidente também mencionou um novo pacto para Indústrias Limpas, visando reduzir os custos de energia e fortalecer a competitividade. Von der Leyen anunciou ainda um plano de habitação acessível, nomeando um comissário dedicado ao tema, em resposta à crise habitacional que afeta diversas famílias na Europa.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




