A campanha de vacinação contra a gripe segue em pleno vigor nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Desta vez, a imunização está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é fundamental para salvar vidas e prevenir milhões de casos graves e óbitos causados pelo vírus da influenza.
Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, reforça a eficácia da vacinação contra a gripe:
“Além de reduzir o risco de infecção, a vacina diminui significativamente a chance de complicações graves da doença e hospitalizações. Isso se traduz diretamente na diminuição do número de mortes provocadas pela gripe.”
A campanha nacional prioriza a proteção de grupos vulneráveis a complicações, especialmente durante os períodos de frio, quando há maior circulação do vírus. Entre os grupos prioritários estão gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades.
Até o momento, a cobertura vacinal nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste atinge 42%, com quase 37 milhões de doses aplicadas em todo o país. Maciel Júnior, programador de 28 anos do Gama, Distrito Federal, já se vacinou contra a gripe este ano, destacando a importância da imunização para sua condição de imunodeprimido.
“Como parte do grupo de risco, tenho prioridade para receber a vacina. Para mim, é crucial me imunizar não só para minha proteção contra doenças graves como a gripe, mas também para ajudar a reduzir a propagação do vírus e contribuir para a imunidade coletiva”, afirmou Maciel.
A campanha nacional continua incentivando a população a participar do Movimento Nacional Pela Vacinação, orientando a procurar uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto para receber a vacina contra a gripe.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




