A procuradoria alemã emitiu um mandado de prisão europeu contra um instrutor de mergulho ucraniano, em conexão com a explosão do gasoduto Nord Stream, ocorrido em setembro de 2022. De acordo com informações divulgadas pela Reuters e citadas pela emissora alemã ARD, os investigadores acreditam que o suspeito, que residia na Polônia, foi um dos mergulhadores responsáveis pela instalação dos dispositivos explosivos nos gasodutos que transportam gás da Rússia para a Alemanha através do mar Báltico.
As autoridades alemãs solicitaram a colaboração das autoridades polonesas para a detenção do indivíduo. Até o momento, nem a procuradoria alemã nem a polonesa forneceram comentários oficiais sobre o assunto.
As explosões ocorreram em dois gasodutos russos, Nord Stream e Nord Stream 2, no dia 26 de setembro de 2022. Após o incidente, a Alemanha, Dinamarca e Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem. A operadora do Nord Stream, Nord Stream AG, informou que os danos foram sem precedentes e que não era possível prever o prazo para os reparos.
Em resposta ao ocorrido, a Procuradoria-Geral da Rússia abriu um caso por ato de terrorismo internacional. Em janeiro de 2023, a Alemanha deteve um navio que poderia ter sido utilizado para o transporte de explosivos e mergulhadores para o local do gasoduto.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




