Os Jogos Paralímpicos de Paris, iniciados na quarta-feira (28/08/2024), contam com a participação do Brasil com uma delegação de 280 atletas, a segunda maior do evento, atrás apenas da China. O destaque da participação brasileira tem atraído a atenção da imprensa francesa, que tem publicado matérias elogiosas sobre os competidores antes mesmo do início das competições.
O jornal L’Equipe, um dos principais veículos esportivos da França, publicou nesta quinta-feira uma extensa reportagem sobre a mesatenista Bruna Alexandre. A reportagem destaca a atleta como uma figura ambiciosa que compete nas Paralimpíadas logo após as Olimpíadas de Paris 2024. O perfil descreve a trajetória de Bruna, que teve o braço direito amputado aos três meses de idade devido a uma vacina mal aplicada. O texto menciona seu estilo de jogo ofensivo e seu saque potente, além de sua posição entre os 200 melhores do mundo na modalidade. L’Equipe ressalta que a participação simultânea em Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma realização rara, com Bruna sendo a segunda atleta a alcançar tal feito, após a polonesa Natalia Partyka.
A atenção da imprensa francesa também se voltou para o nadador Gabriel dos Santos Araujo, conhecido como Gabrielzinho. Aos 22 anos, Gabrielzinho é descrito pela revista do jornal Le Figaro como uma estrela da natação paralímpica, após conquistar duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos de Tóquio em 2021. O artigo detalha sua busca por um desempenho igualmente destacado em Paris.
O site Eurosport também elogiou Gabrielzinho, chamando-o de “rei da ondulação” devido ao seu estilo de natação fluído, comparado ao de um golfinho. O site destaca a popularidade do nadador nas redes sociais, com mais de 50.000 seguidores no Instagram. Gabrielzinho, que nasceu com focomelia, uma condição congênita que afeta a formação normal dos membros, já conquistou o primeiro ouro para o Brasil na competição dos 100 metros costas, categoria S2.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




