A Universidade Federal da Bahia (UFBA) sediará a vigésima edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) entre os dias 19 e 24 de agosto de 2024. O evento, que marcará duas décadas de atividades, será realizado em formato híbrido e contará com a participação de gestores, artistas e pesquisadores em debates, mesas de trabalho, lançamentos de livros e atividades culturais. A inscrição pode ser feita até 16 de agosto por meio do site enecult.ufba.br.
A coordenação do Enecult, liderada por Sophia Rocha, destaca que a edição especial visa abordar temas contemporâneos relevantes para o campo cultural. Rocha salienta que o evento não apenas documenta e celebra a memória do campo cultural no Brasil e na América Latina, mas também se posiciona na vanguarda dos estudos e pesquisas culturais.
O evento inicia com mesas de discussão virtual nos dias 19 e 20 de agosto, transmitidas pelo canal do encontro no YouTube. Estas mesas abordarão políticas públicas de cultura no Brasil e na América Latina, com a participação de pesquisadores e agentes culturais como Alexandre Barbalho, Angela Andrade, Deborah Rebello Lima, Tomás Peters, María Elena Díaz, Beá Tibiriça e Drica Veloso.
A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 21 de agosto, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, e incluirá uma intervenção artística e uma produção audiovisual destacando o legado do evento. Às 10h, a mesa de abertura discutirá “Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável”, abordando o papel da cultura no desenvolvimento sustentável e seus desafios frente à crise climática e ao racismo ambiental. Participarão desta mesa Mestre Aderbal Ashgun, Aléssia Bertuleza Tuxá e Márcia Rollemberg, com mediação de Lourivânia Soares e debatedor José Roberto Severino.
No dia 22 de agosto, a mesa “Guerras Culturais” será realizada às 9h no Salão Nobre, discutindo os conflitos políticos e movimentos antidemocráticos no Brasil. A mesa contará com João Cezar de Castro Rocha, Letícia Cesarino e Fabiano Piúba, com mediação de Ohana Boy e debatedor Alexandre Barbalho.
A Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) receberá a mesa “Desafios para o Novo Plano Nacional de Cultura” no dia 23 de agosto, às 9h, com a participação de Guilherme Varella, Roberta Martins, Sofia Mettenheim e Fernanda Morgani, sob mediação de Sophia Rocha. No mesmo dia, às 19h, será realizada uma confraternização na Casa Rosa Salvador, com o lançamento de 15 livros e uma apresentação do grupo Roda de Samba Mulheres de Itapuã, além de DJ Luciano Matos (El Cabong). A entrada é gratuita, com prioridade para inscritos no evento.
O Enecult, realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA e parceiros, já contou com a participação de mais de 10 mil pessoas e apresentou mais de 4 mil trabalhos ao longo de suas edições. O evento tem sido um espaço significativo para a discussão e formulação de políticas públicas culturais no Brasil, como os Pontos de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




