O Festival de Inverno Bahia (FIB), realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, tornou-se um ponto de convergência de milhares de pessoas durante o último final de semana. Além das apresentações musicais, o evento oferece uma variedade de atrações que vão além dos shows no palco principal. Entre os destaques deste ano, está o estande temático da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que promove a Estrada do Chocolate, uma rota turística entre Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau.
A Estrada do Chocolate proporciona uma experiência imersiva na história da produção cacaueira da região, desde as fazendas centenárias até as fábricas de chocolate. Algumas dessas marcas, premiadas nacional e internacionalmente, estão disponíveis para degustação no estande do governo baiano no FIB. A iniciativa visa divulgar o turismo na região e atrair visitantes interessados em explorar a tradição e a cultura do cacau.
O estande despertou o interesse de muitos participantes, como o engenheiro civil Vinícius Figueiredo, de Águas Vermelhas, Minas Gerais, que relatou sua experiência ao descobrir a Estrada do Chocolate por acaso durante uma viagem a Itacaré. Já o empresário Ademilton Santos, de Eunápolis, expressou sua satisfação com a estrutura do festival e o acolhimento do evento, destacando as dicas de turismo como um diferencial.
A noite de abertura do festival, na sexta-feira (23), contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. O secretário ressaltou a importância do Festival de Inverno Bahia como um exemplo da capacidade do estado de sediar grandes eventos, promovendo a diversidade de segmentos turísticos oferecidos. Bacelar também destacou a relevância da Estrada do Chocolate como uma experiência única, que tem atraído tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros.
No sábado (24), o secretário Bacelar participou da inauguração de uma nova unidade da Bahia Cacau no centro de Vitória da Conquista. A loja é uma extensão da primeira fábrica de chocolate do país a operar no modelo solidário, localizada em Ibicaraí, no sul da Bahia. A Bahia Cacau foi criada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Segundo Osaná Crisóstomo do Nascimento, presidente da Coopfesba, a nova loja em Vitória da Conquista representa um passo significativo para a expansão das vendas de chocolates e outros produtos da agricultura familiar, como cafés, cervejas e cocadas. Nascimento também destacou o papel fundamental da CAR no desenvolvimento da cooperativa, enfatizando o impacto positivo que essa expansão terá no turismo regional.
O secretário Bacelar acrescentou que a produção solidária associada ao turismo é um avanço importante para o estado, com a nova unidade da Bahia Cacau nos Caminhos do Sudoeste já atraindo clientes de diversas regiões desde a inauguração.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




