Cerca de 400 estudantes indígenas de seis unidades escolares e oito anexos do Núcleo Territorial de Educação do Extremo Sul (NTE 07) estão participando da Etapa Territorial dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia (JEIBA 2024). O evento ocorre até esta quinta-feira (29/08/2024) na Aldeia Pataxó Kaí, localizada em Curumuxatiba, município de Prado.
A competição inclui modalidades esportivas e tradicionais como baleado, zarabatana, arco e flecha, corrida tora, corrida maracá, futebol society, arremesso de tacapy e patiw miwka’a. As atividades são uma oportunidade para os estudantes preservarem e celebrarem suas tradições culturais, além de promoverem o intercâmbio entre diferentes comunidades indígenas.
A estudante Naimy do Nascimento, de 16 anos e 6º ano do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, residente na Aldeia Kaí, destacou a importância do evento:
“Para mim, participar dos jogos é um momento muito rico e especial, pois a gente se encontra com os parentes e amigos e isso fortalece a nossa cultura.”
Outra participante, Ãdxuara de Jesus Azevedo, também de 16 anos e estudante do 2º ano do mesmo colégio, residente na Aldeia Tibá, ressaltou o valor das competições para a preservação das tradições indígenas.
“Eu tenho um grande respeito em participar dos jogos, porque os nossos antepassados já viveram isso e esta tradição deve ser valorizada por nós, estudantes,” afirmou Azevedo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




