Nesta segunda-feira (29/07/2024), a Comissão de Defesa Nacional do Congresso dos Estados Unidos divulgou um relatório que adverte sobre a possibilidade de o país enfrentar derrotas em cenários de múltiplos conflitos simultâneos. O estudo, que contou com apoio da RAND Corporation, avaliou a atual capacidade das Forças Armadas dos EUA em relação às ameaças globais e ofereceu recomendações para melhorar a prontidão militar.
O relatório destaca que os Estados Unidos enfrentam as ameaças mais graves desde o final da Segunda Guerra Mundial. De acordo com o documento, o país pode rapidamente se envolver em guerras com adversários de igual ou quase igual poder, o que poderia resultar em derrotas. A análise aponta que as forças armadas americanas estão aquém das capacidades e recursos necessários para dissuadir e prevalecer em combate.
A China e a Rússia são identificadas como as principais ameaças aos interesses dos EUA. O relatório ressalta que esses países estão combinando suas forças militares, diplomáticas e industriais para expandir seu poder global e pressionar vizinhos. A China é destacada como o “principal desafio” para os EUA, com uma ameaça militar crescente. Para enfrentar essas ameaças, o relatório recomenda uma abordagem integrada que contemple tanto a China quanto a Rússia.
Além disso, o estudo observa que a Rússia busca superar a disposição dos países ocidentais em apoiar a Ucrânia. Caso a Rússia consiga controlar a Ucrânia, suas fronteiras com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se estenderão do Ártico ao mar Negro, o que exigirá investimentos adicionais da OTAN.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




