Fiocruz expõe riscos dos cigarros eletrônicos em carta ao Senado

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou uma carta ao Senado Federal expressando preocupações com a possível liberação dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes, no Brasil. A votação do Projeto de Lei (PL) 5008, que trata da regulamentação desses dispositivos, estava prevista para esta terça-feira (20/08/2024), mas foi retirada da pauta.

No documento, elaborado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp/Fiocruz), a instituição reafirma seu apoio à Resolução RDC 855/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a comercialização, fabricação, importação e publicidade dos DEF. A Fiocruz também se alinha com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e de entidades da sociedade civil, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e a ACT Promoção da Saúde, que alertam sobre os riscos associados ao uso desses dispositivos.

O alerta da OMS de 2023 é destacado no documento, mencionando os danos respiratórios e cardiovasculares, além dos potenciais efeitos neurotóxicos e a preocupação com o impacto a longo prazo dos cigarros eletrônicos na saúde pública. A Fiocruz critica os fabricantes dos DEF, que, segundo a instituição, adotam estratégias de marketing voltadas para o público jovem, o que contraria a alegação de que esses produtos são destinados exclusivamente a fumantes adultos. A publicidade em mídias sociais e o patrocínio de eventos são apontados como métodos que atraem consumidores mais jovens, expondo-os a riscos significativos.

A carta também enfatiza que, ao contrário das alegações dos fabricantes, os DEF não apenas ampliam o risco de dependência à nicotina, mas também expõem os consumidores a substâncias cancerígenas, como nitrosaminas, formaldeído, acetaldeído, amônia, benzeno e metais pesados. A presença de solventes como glicerina e propilenoglicol, bem como uma variedade de aromatizantes e saborizantes, é mencionada como fator que atrai especialmente crianças e jovens, induzindo-os à experimentação precoce e à dependência rápida de nicotina.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading