Fortaleza, capital do Ceará, será o palco do primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) realizado no Nordeste, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024. O evento reunirá jornalistas que atuam com pautas socioambientais em todo o Brasil, consolidando-se como o maior encontro do Jornalismo Ambiental no país. Organizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), pelo Instituto Eco Nordeste e pelo Instituto Envolverde, o congresso contará com o apoio do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde será realizado.
Este congresso marca a retomada das reuniões da RBJA após cinco anos, sendo a última edição realizada em 2019, em São Paulo. A oitava edição do CBJA acontecerá no campus da Universidade de Fortaleza, com entrada gratuita mediante inscrição pela plataforma Sympla. Dal Marcondes, presidente da RBJA e diretor da Envolverde, destaca a importância das reuniões periódicas de jornalistas ambientais, que não apenas criam laços e fortalecem a rede de profissionais, mas também asseguram a segurança daqueles que estão na linha de frente das pautas socioambientais.
A programação do congresso incluirá mesas de debate, oficinas e oportunidades de networking, com a participação de renomados jornalistas ambientais do Brasil. Maristela Crispim, diretora-executiva do Instituto Eco Nordeste e uma das organizadoras do evento, enfatiza que o CBJA é um espaço essencial para o aprimoramento do jornalismo ambiental no Brasil, e expressa a expectativa de que as discussões e práticas resultantes do encontro tenham um impacto positivo no país.
Entre os palestrantes confirmados para o congresso estão André Trigueiro (Globonews), Afra Balazina (Fundação SOS Mata Atlântica), Dal Marcondes (Envolverde), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Paulo André Vieira (((o))eco), Samira de Castro (Fenaj), Sérgio Xavier (Fórum Brasileiro de Mudança do Clima – FBMC) e Stefano Wrobleski (InfoAmazonia). Além das mesas principais, o evento contará com oficinas nas tardes dos dias 19 e 20 de setembro, e na manhã do dia 21. A programação completa está disponível para consulta online.
As edições anteriores do CBJA foram realizadas em diversas cidades do Brasil, incluindo Santos, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2024, pela primeira vez, o Nordeste sediará essa importante reunião de profissionais de mídia que cobrem temas socioambientais em todo o país. A realização do evento conta com o apoio de parceiros como a Oak Foundation e o Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




