Agricultores e agricultoras do município de Governador Mangabeira, localizado no Recôncavo baiano, receberam novos equipamentos agrícolas e títulos de terra na quinta-feira (29/08/2024). A cerimônia de entrega foi realizada pelo Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento ocorreu nas comunidades rurais de Torto e Tocos III.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, sublinhou a importância dos equipamentos para a melhoria da produtividade agrícola.
“Essas entregas são fundamentais para estruturar a produção rural. Nosso objetivo é capacitar a agricultura familiar para produzir alimentos em escala, contribuindo para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE). Buscamos promover a inclusão socioprodutiva para garantir segurança alimentar e criar oportunidades de emprego e renda para as famílias no campo”, afirmou Ribeiro.
Rita de Cássia de Oliveira, presidente da Associação de Moradores Torto e Mão Divina, destacou o impacto positivo da entrega de um trator com implementos para mais de 100 famílias. Segundo Oliveira, o novo trator permitirá economizar custos significativos anteriormente gastos com aluguel de máquinas e permitirá o cultivo de feijão, amendoim e milho nas épocas apropriadas.
“A chegada desse trator significa uma grande mudança para nós. Agora, podemos plantar na época certa e preparar a terra para novos cultivos. Antes, pagávamos R$ 110 por hora de uso do trator; agora, nosso custo será apenas com a manutenção”, afirmou Oliveira.
Além do trator, foram entregues outros equipamentos: uma batedeira industrial para a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Lagoa da Rosa e Sungaia; uma roçadeira para a Associação de Moradores do Cipoal; uma roçadeira e um arado para a Associação Comunitária Rural de Gravatá de Cima; e um arado para a Associação de Mulheres e Produtores da Agricultura Familiar de Lagoa do Torto.
O gestor da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), Gustavo Machado, ressaltou a importância dos títulos de terra, que garantem segurança jurídica e possibilitam o acesso a outras políticas públicas, como habitação rural e crédito.
“O título de terra também assegura a sucessão rural para o agricultor familiar”, destacou Machado.
Everilda da Paz, da comunidade rural Furtado, expressou sua satisfação com o recebimento do título de terra, destacando que o documento assegura o direito de sua família às futuras gerações.
“Estou muito contente com este título. Agora, tenho o documento da minha terra e posso deixá-la como herança”, afirmou Paz.
Durante a visita ao Recôncavo, representantes do Governo do Estado, acompanhados pela primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, também visitaram as obras da casa de farinha de Tocos III e se reuniram com líderes da agricultura familiar para discutir o desenvolvimento rural.











Deixe um comentário