A campanha Agosto Dourado foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (01/08/2024) em Feira de Santana, com o objetivo de promover a amamentação e aumentar a conscientização sobre sua importância para a saúde dos recém-nascidos. A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), autarquia da Prefeitura, coordena a iniciativa por meio do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher.
Durante o primeiro dia da campanha, foram entregues enxovais aos dois primeiros bebês nascidos na data e foi inaugurada uma exposição fotográfica com o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, localizada na entrada do BLH. A partir de sexta-feira (2), será promovida a tradicional roleta da amamentação, que inclui um jogo de perguntas e respostas sobre mitos e verdades da amamentação, com a entrega de brindes para respostas corretas.
Entre os dias 7 e 15 de agosto, o hospital realizará um curso de manejo clínico em aleitamento materno e uma “blitz educativa”, que envolverá mães, acompanhantes, bolsistas e profissionais de saúde em diversas atividades. A programação também incluirá rodas de conversa e palestras com os setores de fonoaudiologia e fisioterapia para discutir temas relevantes sobre o aleitamento.
Nadja Vieira, coordenadora do BLH, destacou a importância da doação de leite materno, especialmente para recém-nascidos prematuros que dependem deste alimento. Desde a instituição da Lei Federal 13.345/2017, que incentiva a doação de leite materno, o hospital tem registrado uma coleta significativa, embora tenha observado uma diminuição nos volumes arrecadados nos últimos anos.
Em 2023, foram coletados 196.450 ml de leite materno durante o mês da campanha, com uma distribuição de 56.600 ml. No primeiro semestre de 2024, o hospital coletou 73.950 ml e distribuiu 81.950 ml, mostrando uma demanda que supera as doações recebidas.
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, ressaltou que o Banco de Leite Humano possui certificado de excelência e categoria ouro pela qualidade dos serviços prestados. A unidade é dedicada ao atendimento de recém-nascidos internados na UTI Neonatal. Lucas também incentivou mães com excedente de leite materno a entrarem em contato com o banco, que realiza coletas com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar por meio do projeto “Bombeiros Amigos do Peito”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




