Entre 2021 e 2022, a Bahia registrou um crescimento de 11,1% no número de microempreendedores individuais (MEIs), com a quantidade aumentando de 697.103 para 774.505. Este aumento de 77.402 MEIs coloca o estado na sexta posição nacional em termos de número absoluto de microempreendedores, representando 5,3% do total no Brasil.
No período mencionado, o Brasil como um todo viu um aumento de 11,4% no número de MEIs, passando de 13.076.206 para 14.567.653. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados com os maiores aumentos absolutos. Em termos proporcionais, Roraima, Santa Catarina e Amazonas destacaram-se com os maiores crescimentos. A Bahia, com 11,1% de crescimento, obteve a 15ª maior taxa de expansão entre os estados.
Apesar do aumento no número absoluto de MEIs, a participação desses empreendedores no total de trabalhadores de empresas formais na Bahia caiu de 22,7% em 2021 para 18,0% em 2022. Com isso, a Bahia passou da terceira para a 13ª posição em termos de participação de MEIs entre trabalhadores formais.
A taxa de entrada de novos MEIs na Bahia foi de 17,6%, a sétima menor do país, enquanto a taxa de saída foi de 7,6%, a quarta mais baixa, atrás apenas do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará. A taxa nacional de entrada foi de 18,3%, e a de saída, 8,1%.
O perfil dos MEIs na Bahia manteve-se estável, sendo predominantemente homens, pardos, com ensino médio completo ou superior incompleto. A taxa de sobrevivência dos MEIs na Bahia foi de 81,5% para aqueles que se filiaram em 2019, superior à média nacional de 79,9% e a nona maior do país.
Em 2022, a maior concentração de MEIs estava nos setores de comércio e serviços de alimentação, e o maior crescimento proporcional foi observado no setor de agricultura, pecuária e pesca. A Bahia também destacou-se por ter a maior proporção de MEIs inscritos no Cadastro Único (CADÚnico), com 41,3%, e o quarto maior número absoluto de MEIs nesse cadastro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




