A exposição “Três Pedras Dentro Dessa Aldeia” da artista visual Luisa Magaly está em exibição no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, até 20 de setembro de 2024. A mostra é fruto de uma pesquisa de três anos realizada no Terreiro de Umbanda Caboclo Sultão das Matas e explora a importância das pedras sagradas nos rituais umbandistas.
Magaly utiliza técnicas variadas, como fotografia e cerâmica, para abordar a simbologia das pedras dentro das religiões de matrizes africanas e indígenas. Em seus trabalhos, as pedras são representadas não apenas como objetos inanimados, mas como entidades vivas carregadas de força e axé. A artista observa que a diversidade dos referenciais da Umbanda influencia suas escolhas técnicas e conceituais.
A curadoria da exposição é assinada por Eriel Araújo e Mãe Isabel de Oxum. Araújo explica que a mostra proporciona um recorte sobre as pedras, considerando aspectos históricos, teóricos e processuais.
O projeto foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Lei Paulo Gustavo, criada para apoiar o setor cultural em conformidade com a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. A exposição também recebe apoio da Universidade Federal da Bahia, através da PROEXT e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Sergipe e do Centro de Cultura João Gilberto.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




